logo branco observatório

o projeto

O Observatório de Políticas e Elites Sociais do Brasil tem por objetivo produzir, publicar e divulgar estudos sobre as elites políticas, burocráticas e sociais do Brasil. O projeto une pesquisadores de diferentes áreas e nacionalidades com a intenção de analisar as elites a partir de seus diversos atributos: sociais, educacionais, profissionais e ideológicos. Um de seus principais horizontes é o de concentrar bancos de dados com o perfil, a carreira, os valores, a ambição, a motivação, os recursos, os mecanismos de seleção e auto seleção, o recrutamento político ou burocrático das elites políticas, estatais ou sociais do Brasil.

quem somos

O Observatório de Políticas e Sociais do Brasil é um projeto criado em 2012 pelo Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política (NUSP) da Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Possui um Comitê Executivo e um Comitê Científico e agrega também pesquisadores em diferentes níveis de formação. O Observatório está conectado com projetos similares em outros países, estando aberto para colaborações internacionais.

Nosso objetivo é reunir, em um único espaço virtual, pesquisas e pesquisadores, nacionais e internacionais, que abordam as elites a partir de diferentes perspectivas – teóricas, históricas, sociológicas, politológicas – a fim de contribuir para o avanço desse campo d estudos no país. Fazendo a ponte entre cientistas sociais, facilitando a troca de informações, possibilitando pesquisas integradas e a formação de um campo de estudo comum e plural, o Observatório incentiva o uso compartilhado de bases de dados sobre as elites.

O website do Observatório permite o acesso aos instrumentos utilizados nas pesquisas realizadas por nossos integrantes (questionários, planilhas de dados, livros de código, fichas prosopográficas, roteiros de entrevista etc.), aos resultados científicos desses inquéritos, além das bases de dados.

comitê executivo do observatório

O Comitê Executivo é responsável pela gestão acadêmica do Observatório.

Adriano N. Codato (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil)

Paulo Roberto Costa (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil)

Renato M. Perissinotto (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil)

pesquisadores

coordenadores

Adriano Codato

Doutor em Ciência Política (Unicamp). Professor de Ciência Política (UFPR). Seus temas de pesquisa são: representação política, elites políticas e estatais, carreiras políticas e cientometria.

Paulo Franz

Doutor em Ciência Política (UFPR). Pós-doutorando (INCT/ReDem). Tem interesse de pesquisa em Poder executivo, Representação, Ministérios e Democracia.

Mateus de Albuquerque

Doutor em Ciência Política (UFPR). Pós-doutorando no INCT/ReDem. Tem interesse de pesquisa em meio ambiente e política econômica.

pesquisadores associados

Samira Kauchakje

Doutora em Ciência Política (UFSCAR). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em História; no PPG em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental; e no curso de Administração Pública. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPR). Pesquisa e orienta investigações sobre: i) Representação política; e ii) Estado e Governo subnacionais: instituições, elites e políticas específicas.

Marco Cavalieri

Doutor em Economia (UFMG). Professor no Departamento de Economia da UFPR. Tem interesse de pesquisa em políticas públicas, história econômica e desenvolvimento.

Paulo Roberto Neves Costa

Doutor em Ciências Sociais (Unicamp). Professor no Departamento de Ciência Política da UFPR. Pesquisa as relações entre empresários e o Estado no Brasil.

Renato Perissinotto

Doutor em Ciências Sociais (Unicamp). Professor no Departamento de Ciência Política da UFPR. Pesquisa as relações entre Estado, economia, elites e democracia.

doutorandos

Patrícia Almeida

Doutoranda em Ciência Política (UFPR). Mestre em Gestão Urbana (PUCPR). Cientista Social (PUCPR). Tem interesse de pesquisa em políticas públicas, políticas distributivas e governo local.

Rodrigo da Silva

Mestre e doutorando em Ciência Política (UFPR). Tem interesse nas discussões sobre o processo decisório acerca da regulamentação de redes sociais no Congresso Nacional.

Pedro Lenhagui Bergamaschi

Mestre e doutorando em Ciência Política (UFPR). Atua na pesquisa de tipologias de elites parlamentares abastadas, com interesse no estudo da política local e atuação do empresariado.

Maiane Bittencourt

Doutoranda em Ciência Política na UFPR. Pesquisadora do Observatório Legislativo Brasileiro (IESP-UERJ). Pesquisa representação feminina, processo decisório e elite parlamentar.

Nilton Sainz

Doutorando em Ciência Política (UFPR). Pesquisador do INCT/ReDem. Possui interesse em eleições, estudos legislativos e elites parlamentares.

Gabryela Gabriel

Doutoranda em Ciência Política (UFPR), pesquisa profissionalização e representação política.

Marta Pontes de Campos

Mestre e doutoranda em Ciência Política (UFPR). Tem interesse de pesquisa em elite do empresariado e sua relação com o Estado e o sistema político.

Pedro Henrique Beff

Mestre e doutorando em Ciência Política (UFPR). Graduado em Direito (PUC-Rio). Tem interesse de pesquisa em política econômica e comportamento judicial.

Paula de Oliveira Portela

Economista (PUCPR), Mestra e Doutoranda em Ciência Política (UFPR). Tem interesse de pesquisa em política econômica e jornalismo econômico.

Lucas Ribeiro

Doutorando em Ciência Politica (UFPR). Interesse em metodologia e teoria política.

Fernanda Azevedo

Doutoranda em Ciência Política (UFPR). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFPR). Tem interesse de pesquisa em políticas públicas, políticas educacionais e mulheres na ciência.

Dayane Muhlbeier Saleh

Doutoranda e mestre em Ciência Política (UFPR). Tem interesse de pesquisa em gênero e comportamento.

mestrandos

Vagner Maciel

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (UFMS). Especialista em Jornalismo Digital e Planejamento em Comunicação. Mestrando em Ciência Política (UFPR). Tem interesse em financiamento eleitoral e comportamento parlamentar.

Marília Ferreira

Bacharela em Ciências Sociais (UNIVASF). Mestranda em Ciência Política (UFPR). Tem interesse de pesquisa em Cultura Política e Democracia.

Willane Pantoja

Graduada em Ciência Política (UNINTER). Mestranda em Ciência Política (UFPR).Tem interesse de pesquisa em grupos de interesses e instituições.

Yasmim Nantes

Bacharela em Ciências Sociais (UFGD). Mestranda no PPGCP (UFPR). Tem interesse de pesquisa em distribuição de cargos no legislativo e ambição política.

Eugénio Kapiñala

Eugénio Sachicomba Paulo Capingãla, bacharel em Humanidades e licenciado em História (UNILAB). Mestrando em Ciência Política (UFPR). Tem interesse em processos eleitorais e o recrutamento das elites políticas.

Maiara E. Rebelatto

Mestranda em Ciência Política (UFPR). Bolsista pós-graduação pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Interesse de pesquisa em carreira política e políticos evangélicos.

Tailize Scheffer

Graduada em Ciências Sociais (UFFS). Mestranda em Ciência Política (UFPR). Interesse em pesquisar temas como poder local, crises institucionais locais, elites políticas locais e políticas públicas locais.

Raquel Mirian P. de Souza

Mestranda em Ciência Política (UFPR). Pesquisadora do grupo de pesquisa – Observa (Observatório de Conflitos na Internet, UFABC) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). Tenho interesses de pesquisa em Internet, Política e Opinião Pública.

graduandos

Thalia Luz

Graduanda em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política (UFPR) Defensora Popular de Direitos Humanos (DPE-PR/IFPR). Tem interesse de pesquisa ambição política e elites com destaque de gênero e raça.

Mayara Luiza Martins Pereira

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessada em elites parlamentares, advocacy e políticas públicas.

Lucas Montesdioca

Graduando de Ciências Sociais (UFPR). Estudante de iniciação científica (LatinoElites). Possui interesse em representação política e mídias sociais.

Cleiton Silva dos Santos

Graduando em Direito (UFPR). Tem interesse de pesquisa sobre as elites políticas da América Latina.

Clara Diz Schmitt

Graduanda em Ciências Sociais (UFPR). Participante da iniciação científica do LatinoElites. Tenho interesse em estudar as elites parlamentares e conservadorismo.

conselho científico do Observatório

O Comitê Científico é responsável pela definição das linhas de pesquisa e pela curadoria dos materiais publicados pelo Observatório.
  • André Freire (Instituto Universitário de Lisboa – Portugal)
  • António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais – Portugal)
  • Betilde Muñoz-Pogossian (Organização dos Estados Americanos – OAS – EUA)
  • Bruno Speck (Universidade de São Paulo – USP – Brazil)
  • Débora Messenberg (Universidade de Brasília – Unb – Brazil)
  • Frédéric Sawicki (Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne – França)Jens Borchert (Goethe-Universität Frankfurt Am Principal – Alemanha)
  • Mariana Gené (Universidade de Buenos Aires – Uba – Argentina)
  • Mariano Plotkin (Instituto de Desenvolvimento Econômico E Social – Ides – Argentina)
  • Markus Pohlmann (Universidade Heidelberg – Instituto Max-Weber De Sociologia – Alemanha)
  • Maurizio Cotta (Centro de Estudo da Mudança Política – Universidade de Siena – Itália)
  • Miguel De Luca (Universidade de Buenos Aires – Uba – Argentina)
  • Miguel Serna (Universidade da República – Udelar – Uruguai)

apoie

Com mais de dez anos de existência, o Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil publicou diversas bases de dados, pesquisas científicas e newsletters de divulgação ampla de seus resultados. Em 2024, o Observatório foi revitalizado com um novo projeto gráfico e nova equipe. Para continuar mapeando os perfis das elites brasileiras, precisamos de apoio financeiro. Interessados em doar podem nos contatar pelo e-mail oelites@gmail.com.