o projeto
O Observatório de Políticas e Elites Sociais do Brasil tem por objetivo produzir, publicar e divulgar estudos sobre as elites políticas, burocráticas e sociais do Brasil. O projeto une pesquisadores de diferentes áreas e nacionalidades com a intenção de analisar as elites a partir de seus diversos atributos: sociais, educacionais, profissionais e ideológicos. Um de seus principais horizontes é o de concentrar bancos de dados com o perfil, a carreira, os valores, a ambição, a motivação, os recursos, os mecanismos de seleção e auto seleção, o recrutamento político ou burocrático das elites políticas, estatais ou sociais do Brasil.
O Observatório de Políticas e Sociais do Brasil é um projeto criado em 2012 pelo Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política (NUSP) da Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Possui um Comitê Executivo e um Comitê Científico e agrega também pesquisadores em diferentes níveis de formação. O Observatório está conectado com projetos similares em outros países, estando aberto para colaborações internacionais.
Nosso objetivo é reunir, em um único espaço virtual, pesquisas e pesquisadores, nacionais e internacionais, que abordam as elites a partir de diferentes perspectivas – teóricas, históricas, sociológicas, politológicas – a fim de contribuir para o avanço desse campo d estudos no país. Fazendo a ponte entre cientistas sociais, facilitando a troca de informações, possibilitando pesquisas integradas e a formação de um campo de estudo comum e plural, o Observatório incentiva o uso compartilhado de bases de dados sobre as elites.
O website do Observatório permite o acesso aos instrumentos utilizados nas pesquisas realizadas por nossos integrantes (questionários, planilhas de dados, livros de código, fichas prosopográficas, roteiros de entrevista etc.), aos resultados científicos desses inquéritos, além das bases de dados.
comitê executivo do observatório
O Comitê Executivo é responsável pela gestão acadêmica do Observatório.
Adriano N. Codato (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil)
Paulo Roberto Costa (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil)
Renato M. Perissinotto (Universidade Federal do Paraná – UFPR – Brasil)
conselho científico do Observatório
apoie
Com mais de dez anos de existência, o Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil publicou diversas bases de dados, pesquisas científicas e newsletters de divulgação ampla de seus resultados. Em 2024, o Observatório foi revitalizado com um novo projeto gráfico e nova equipe. Para continuar mapeando os perfis das elites brasileiras, precisamos de apoio financeiro. Interessados em doar podem nos contatar pelo e-mail oelites@gmail.com.